Oi!

Esse é o Petites Mélodies, um blog sobre arte e cultura visual.

Espero que goste da leitura e que acompanhe as novidades nas redes sociais!

néle azevedo // monumento mínimo

néle azevedo // monumento mínimo

Néle Azevedo é uma artista plástica mineira e pesquisadora independente. Mestre em Artes Visuais e bacharel em Artes Plásticas, Néle trabalha com intervenções no espaço urbano com uma produção artística entre um fazer político-poético.

Iniciado em 2001, o projeto Monumento Mínimo, também conhecido como Melting Men, foi apresentado em diversas metrópoles contemporâneas. São inúmeras esculturas em gelo, com cerca de 20 cm de altura, colocadas a derreter em espaços públicos onde atraem a atenção dos passantes, provocando uma suspensão do seu trajeto cotidiano

Nesta obra, Néle traz uma série de discussões políticas, ecológicas e sociais representadas pela escolha do próprio material: gelo. A proposta plástica do projeto é discutir o registro de memória, escala e temporalidade, a partir do momento em que mobilidade e fugacidade tomam conta do espaço público e do monumento da cidade.

"Como alternativa à solidez da pedra, oferece a fluidez do gelo, numa clara troca de estabilidade por movimento, de peso por leveza. Em vez de aprisionar a obra em locais fixos empreende uma perambulação por espaços públicos de diversas cidades, estados e países. No lugar da homenagem ao herói, ou à autoridade, promove a celebração do homem comum." [Néle Azevedo]

Quem estava em Paris durante a Nuit Blanche desse ano, pôde ver ao vivo o trabalho de Néle. Quem não viu, pode ver um pouquinho no video abaixo.

 

///
via Néle Azevedo
#dicacultural: livro "o paraíso na outra esquina"

#dicacultural: livro "o paraíso na outra esquina"

COP21 + land art

COP21 + land art