#MuseumWeek

A revolução digital trouxe muito mais do que novas mídias e formas de se fazer arte. Os meios digitais passaram a permitir novas formas de consumir arte e de se relacionar com ela, seja através de sites de artistas, instagrams da vida, grandes portais dedicados à comercialização e educação (como o Artsy, por exemplo), bancos de dados digitalizados ou até mesmo o Google Art Project que nos permite visitar grandes acervos sem sair de casa.
Não é à toa que, a cada dia, os museus precisam se reinventar para acompanhar o ritmo das transformações digitais e mudança do comportamento do consumo.
Em 2010, vimos uma das primeiras invasões das Redes Sociais nesse sentido, com a criação da hashtag #AskACurator (como mostramos aqui). A ideia era criar um diálogo entre curadores de instituições renomadas com o público – algo que parecia impossível – usando a rede Twitter.
O sucesso foi tão grande que agora vemos surgir a terceira edição de uma nova iniciativa: #Museumweek. Dessa ver, mais de três mil museus, galerias e instituições culturais em mais de 60 países participarão dessa semana que tem como objetivo aproximar e atrair o grande público ao seus acervos.
Apenas no Brasil, são mais de 80 instituições participantes, entre elas: Inhotim, Museu da Casa Brasileira, Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu Casa de Portinari, Museu do Amanhã, etc.
A semana conta com uma programação extensa, segmentada por dias:
- Segunda-feira (28): #secretsMW - Os segredos mais bem guardados e os bastidores dos museus.
- Terça-feira: #peopleMW - Homenagem às pessoas que ajudam a fazer os museus.
- Quarta-feira: #architectureMW - As histórias dos edifícios, jardins, vizinhanças ou outras localizações-chave dos museus a partir de um ponto de vista diferente.
- Quinta-feira: #heritageMW - O foco é na herança cultural tangível e intangível. As pessoas vão conhecer a variedade de conteúdo que os museus têm em exibição, armazenada ou on-line.
- Sexta-feira: #futureMW - Saiba mais sobre os projetos mais inovadores, barreiras para a inovação, pesquisas ou os objetivos dos museus.
- Sábado: #zoomMW - Os detalhes e histórias que oferecem um ponto de vista interessante sobre as coleções culturais.
- Domingo: #loveMW - Saiba o que os museus mais gostam em suas instalações.
Para saber mais, acesse ao site da #MuseumWeek, disponível em inglês e francês.