Oi!

Esse é o Petites Mélodies, um blog sobre arte e cultura visual.

Espero que goste da leitura e que acompanhe as novidades nas redes sociais!

Maria Qamar // Hate Copy

Maria Qamar // Hate Copy

Maria Qamar é um dos nomes mais proeminentes do Instagram quando o assunto é Pop Art contemporânea.

Nascida no Paquistão, Maria se mudou para o Canadá ainda criança e pôde experimentar um pouco das duas culturas. Artista nata, começou desde cedo a retratar a realidade de crescer entre duas culturas como mulher Desi (termo usado para designar quem tem ascendência de países como Índia, Paquistão ou Bangladesh).

Com uma pegada espirituosa e provocante, a artista trata na sua obra de um tema importante para um mundo multi-cultural: a fronteira entre valorização e apropriação cultural. Trazendo referências à cultura Desi – como, por exemplo, o uso de Bindi, aquela pedrinha colocada entre as sobrancelhas, a valorização dos homens, os estereótipos etc. – de uma forma questionadora e inteligente, Maria faz uso da Pop Art como linguagem.

Estilo artístico que de usa da apropriação de técnicas e temas cotidianos, a Pop Art contribui para a obra como linguagem quase que de forma irônica. Embora, em entrevista para a revista Dazed Digital, Qamar tenha dito que a escolha do estilo foi algo natural, quase que orgânico. Mas, coincidência ou não, funcionou formando um sistema cíclico de apropriação cultural.

O resultado é uma obra visualmente interessante com uma mensagem irreverente. Não à toa, Maria hoje possui mais de 57 mil seguidores no Instagram. Seu trabalho pode ser visto aqui e até comprado online.

///
Via Dazed Digital.

Kobra // Etnias

Festival Multiplicidade

Festival Multiplicidade