Oi!

Esse é o Petites Mélodies, um blog sobre arte e cultura visual.

Espero que goste da leitura e que acompanhe as novidades nas redes sociais!

Kobra // Etnias

Finalmente chegou a hora dos Jogos Olímpicos de 2016. Para isso, o Rio de Janeiro sofreu diversas transformações físicas, sendo uma das mais interessantes a da Praça Mauá – que está linda, aliás.

As Olimpíadas vão mexer muito com a rotina da cidade – férias escolares e feridados fora de época são algumas das coisas, sem mencionar o trânsito e outros transtornos –, mas esse texto não é para isso. E sim para falar o recém-inaugurado Boulevard Olímpico e do painel Etnias do artista paulista Eduardo Kobra.

Localizada Praça Mauá, a obra é o maior mural pintado por um único artista no mundo, com uma extensão de 3km. O mural foi pintado em um antigo prédio abandonado na altura do Armazém 3, do Porto, próximo à Avenida Rodrigues Alves.

“Já é uma questão de superação, já é um desafio pessoal e meu recorde olímpico pessoal, porque afinal de contas é um mural de 3 mil metros quadrados e o maior que eu já pintei. É um privilégio, tenho viajado por diversas cidades do mundo, poder trazer um trabalho aqui para o Rio de Janeiro em um momento tão peculiar e importante” – Eduardo Kobra

Segundo Kobra, a obra encomendado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela Prefeitura do Rio de Janeiro foi pensada para ficar como um legado para o Rio depois da Olimpíada.

O tema do mural é a diversidade étnica mundial. Nos 3km de extensão, Kobra traz aquilo que tem de melhor: um traço de um realismo incrível com sobreposições de cores em uma jogada de luz e sombra. O painel representa os nativos dos cinco continentes e conversa com uma temática frequente nas obras do artista: a paz.

 

///
Via Street Art Rio.
JR // Inside Out

JR // Inside Out

Maria Qamar // Hate Copy

Maria Qamar // Hate Copy