Oi!

Esse é o Petites Mélodies, um blog sobre arte e cultura visual.

Espero que goste da leitura e que acompanhe as novidades nas redes sociais!

JR // Inside Out

JR // Inside Out

Para celebrar os Jogos Olímpicos de 2016, o artista urbano JR trouxe para o Rio duas enormes instalações, frutos do projeto "Inside Out".

JR é um artista francês que acredita que sua galeria é o mundo. Seu projeto Inside Out, começou em 2011 e já passou por diversos países e cidades, incluindo Salvador e Belo Horizonte. Agora, finalmente no Rio de Janeiro – onde JR já esteve trabalhando no projeto Casa Amarela no Morro da Providência.

As instalações pensadas para a cidade retratam imensos atletas amparados por estruturas de andaimes. São duas esculturas monocromáticas em impactantes pelas suas escalas, posicionadas de forma dramática em diferentes lugares da cidade.

A primeira instalação está disposta sobre um complexo residencial, criando um jogo de equilíbrio tênue com o expectado e deixando a obra ainda mais interessante. A figura sobre o prédio, representa Younes Mohamed Idriss - atleta de 27 anos do Sudão, residente em Colónia, na Alemanha. Segundo o artista, "ele perdeu a qualificação para os Jogos Olímpicos de 2016 Rio, mas ele está lá de alguma forma." 

Já a outra instalação, localizada perto do mar (na Barra da Tijuca), retrata a triatleta francesa Leonie Periault, que assim como Idriss não foi classificada para os Jogos. Também ligado a vigas de metal em larga escala, o trabalho artístico ilustra um atleta com os braços esticados pairando aberta sobre rochas próximas e fazendo o seu caminho água adentro.

Para conhecer mais sobre o projeto, assista ao vídeo abaixo.

///
Via Design Boom
lisa congdon

lisa congdon

Kobra // Etnias