Oi!

Esse é o Petites Mélodies, um blog sobre arte e cultura visual.

Espero que goste da leitura e que acompanhe as novidades nas redes sociais!

Jean Nouvel

Jean Nouvel

O arquiteto francês Jean Nouvel – um dos grandes ícones da arquitetura francesa – virá ao Brasil no próximo final de semana palestrar na SP-Arte/2016 sobre Desafios da Arquitetura Contemporânea. O vencedor do Prêmio Pritzker em 2008 não estará sozinho no evento; a palestra terá como mediador o jornalista Raul Juste Lores, da Folha de S.Paulo, e o arquiteto Fernando Serapião, editor da revista Monolito.

Nouvel nasceu em 1945 e dentre seus projetos estão a Fundação Cartier (1984), o Musée do Quai Branly (2006) – um dos museus mais interessantes que eu já visitei – e o Institute du Monde Arabe (1980).

Reconhecido pelo seu caráter inovador, Nouvel busca em seus projetos transformar as paisagens através do aspecto projetual pictórico, muitas vezes tornando suas construções eventos urbanos integrados ao espaço permanente. Sua abordagem única, impulsionado pela especificidade de cada contexto, programa e local provou ser eficaz em seus diversos projetos. 

Não é à toa que seu escritório, o Ateliers Jean Nouvel (AJN, um dos maiores escritórios de arquitetura da França), ganhou a concessão para projetar o Louvre Abu Dhabi, previsto para inaugurar no final desse ano. Com a ambição de ser, cada vez mais, um museu universal, o Louvre embarcou em um dos projetos mais ambiciosos na nessa onda de franchising de museus, resultado do chamado Efeito Bilbao. Com a promessa de trazer uma cultura de alto nível para esse grande pólo econômico, o governo de Abu Dhabi criou a Saadiyat Island, uma ilha destinada a receber grandes museus como o Louvre e o Guggenheim.

Esse projeto reinforça a entrada oficial de Jean Nouvel para o hall de "sarchitects" (neologismo em inglês para arquitetos-estrela). E a sua palestra na SP-Arte fica ainda mais imperdível!

///
Para saber mais sobre a palestra, confira o Talks Arquitetura + Design: Jean Nouvel no site da SP-Arte.
ana smile // santa blasfêmia

ana smile // santa blasfêmia

#MuseumWeek

#MuseumWeek