Oi!

Esse é o Petites Mélodies, um blog sobre arte e cultura visual.

Espero que goste da leitura e que acompanhe as novidades nas redes sociais!

museu da inocência

Em abril deste ano estive na Turquia. Foi uma viagem incrível. O país é lindo e em todo momento você tem a sensação de transitar entre o passado e o presente, entre o tradicional e o moderno. Mas você deve estar pensando: por que falar isso se este não é um blog de viagem?

Semana passada tive que montar minha primeira exposição como curadora. E o desafio foi grande: escolher objetos numa loja de antiguidades e resignificá-los dentro de um tema. Nesse processo eu acabei me lembrando de um dos trabalhos mais lindos que eu já vi neste sentido: O Museu da Inocência, em Istambul. (Voilà!)

O Museu é uma coletânea de objetos completamente ordinários, comuns, que ganham vida por conta do seu valor sentimental para o colecionador.

De guimbas de cigarro, fotos e brinquedos, a curadoria dos objetos vêm de uma história de amor, nostálgica e melancólica, retratada no romance homônimo do escritor turco Orhan Pamuk. Não vou contar mais, se não perde a graça. Mas fica a dica de um livro ótimo e de um passeio incrível para aqueles que planejam uma viagem à Istambul.

virginie morgand // la piscine

giuseppe palmisano // abat-jour