Oi!

Esse é o Petites Mélodies, um blog sobre arte e cultura visual.

Espero que goste da leitura e que acompanhe as novidades nas redes sociais!

pascal häusermann // pele de vidro

IMG_20150530_094521167
IMG_20150530_094521167

Pascal Haüsermann, artista e arquiteto suíço, desenvolveu em sua residência em São Paulo, o projeto "Pele de Vidro", nome que se refere à homônima técnica arquitetônica, dominante em edifícios com fachada de vidro, muito comum em São Paulo.

A obra surgiu de uma pesquisa de Pascal com base na enciclopédia de botânica Flora brasiliensis (1818), resultado da expedição no Brasil dos biólogos alemães Friedrich Philipp von Martius e Johan Baptist Spix.

Interessado na mudança dos valores culturais ao longo dos séculos, Häusermann estabelece um paralelo entre a ideia romântica do sublime, com artistas do século XIX que representavam a natureza magnânima em suas pinturas, e os valores atuais das relações de poder, criados pela ostensiva arquitetura nas grandes cidades.

O resultado é bastante interessante, não só pela composição artística-visual da obra, mas também sob a perspectiva da forma como ela é apresentada, refletindo mais uma camada do cenário através do vidro da vitrine onde a obra está exposta.

Com curadoria de Marina Coelho, o projeto consiste em duas exposições simultâneas nas vitrines dos espaços KUNSTHALLE, em São Paulo (entre os dias 22 de Maio e 20 de Junho), e Die Diele, em Zurique (entre os dias 11 e 30 de Junho).

fernando de la rocque // lambe-lambe

geoffrey farmer // leaves of grass