Oi!

Esse é o Petites Mélodies, um blog sobre arte e cultura visual.

Espero que goste da leitura e que acompanhe as novidades nas redes sociais!

francisco rodrigues da silva a.k.a. NUNCA

nunca-3
nunca-3
nunca-1
nunca-1
nunca-5
nunca-5
nunca-2
nunca-2
nunca-4
nunca-4

NUNCA (ou Francisco Rodrigues da Silva) é um dos incríveis grafiteiros brasileiros da geração d'Os Gêmeos e da Nina – todos eles estão no documentário "Cidade Cinza", imperdível aliás.

Ele começou sua carreira ainda com 12 anos de idade, como membro de uma gangue de pichação em Itaquera, um bairro pobre da zona leste de São Paulo. Nessa época, adotou o codinome Nunca como forma de manifestar uma revolta contra qualquer restrição psicológica e cultural. Com o tempo, Nunca foi desenvolvendo sua arte de forma mais consciente, como uma progressão natural da sua paixão pelo desenho.

Para mim, Nunca tem um um dos trabalhos mais ricos na cena do graffiti brasileiro. Cheio de referências da cultura indígena, extremamente detalhista graficamente, e repleto de referências político-sociais, é um reflexo brutal de vários acontecimentos da história brasileira.

Não é à toa que hoje Nunca é um dos grandes artistas brasileiros consagrados internacionalmente, participando de exposições internacionais em renomados centros artísticos.

http://www.youtube.com/watch?v=G8Z-TKi8L3g

jim darling // windows

exposição: do objeto para o mundo