Oi!

Esse é o Petites Mélodies, um blog sobre arte e cultura visual.

Espero que goste da leitura e que acompanhe as novidades nas redes sociais!

lászló moholy-nagy // congressos internacionais de arquitetura moderna

Portrait
Portrait

Lászlo Moholy-Nagy foi um grande artista moderno, além de professor da Bauhaus. Nascido na Hungria, Moholy-Nagy foi fortemente influenciado pelo Construtivismo russo e um grande defensor da integração entre tecnologia e arte. (Ah, se ele ainda fosse vivo...)

Tendo essa ideia de integração em mente, o artista registrou um dos mais emblemáticos Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna (Ciam) a bordo de um cruzeiro pelo Mediterrâneo no verão de 1933. Nesse congresso que se originou a famosa “Carta de Atenas” – documento-síntese dos princípios do Urbanismo Funcionalista Moderno – mais tarde publicada e difindida por Le Corbusier. Esse documento tornou-se uma das bases de Lucio Costa para construção de Brasília.

Os Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna foram criados em 1928 e foram realizados até o final da década de 1950, com o objetivo de reunir arquitetos do mundo todo para compartilhar suas ideias de vanguarda e seus conhecimentos. Mas nenhum outro Congresso teve um registro tão interessante como o feito por Moholy-Nagy.


exposição: do objeto para o mundo

livro: millôr 100 desenhos