Oi!

Esse é o Petites Mélodies, um blog sobre arte e cultura visual.

Espero que goste da leitura e que acompanhe as novidades nas redes sociais!

åsmund haukelidsæter

asmund7
asmund7
asmund6
asmund6
asmund2
asmund2
asmund
asmund
asmund5
asmund5
asmund4
asmund4
asmund3
asmund3

No final de fevereiro fui na Primeira Mostra de Gravuras Norueguesas no Brasil, no Centro Cultural dos Correios (Rio de Janeiro). Fiquei muito impressionada com a qualidade de alguns artistas que, pela minha ignorância da arte Norueguesa, nunca tinha ouvido falar.

O artista que me impressionou logo de cara foi Åsmund Haukelidsæter (1964) com as suas xilogravuras. As xilos, são desenvolvidas em múltiplas camadas e impressionam por seres extremamente gráficas. Sua exploração de diferentes arranjos lineares resultam diversos padrões abstratos que, por sua vez, chegam a ser tornarem quase figurativos.

" Trabalho com linhas e superfícies, lentamente formando meu vocabulário: "Exploro várias formas de colocar chapas [de gravuras] antigas e novas. Assim, meu método de trabalho se torna um processo contínuo. O horizonte de tempo se torna infinito e ganha fluxo constante. Gosto disso."

Åsmund se formou pela National College of Craft and Design (1989), em Bergen, uma cidadezinha no extremo oeste da Noruega. Além de um grande artista, Åsmund é também um grande acadêmico e já dirigiu o departamento de litografia no Graphic Workshop em Stavanger, de 1989 a 2009, e foi professor visitante na Norwegian National Academy of Fine Arts, em Oslo.

livro: millôr 100 desenhos

exposição: a cor americana