Oi!

Esse é o Petites Mélodies, um blog sobre arte e cultura visual.

Espero que goste da leitura e que acompanhe as novidades nas redes sociais!

exposição: burle marx

Agora que o carnaval acabou e nossas vidas voltaram ao normal aí vai uma dica super especial para o pessoal de São Paulo: o último mês da exposição "Burle Marx: Uma Vontade de Beleza", na Pinacoteca. Burle Marx nasceu em São Paulo em 1909. Filho de Cecilia Burle, uma grande musicista pernambucana, romântica e lírica, e Wilhelm Marx, alemão, objetivo e racional, foi a partir dos seus pais que o artista se inspirou e construiu os alicerces fundamentais de sua obra.

Em 1913 a família transferiu-se para o Rio de Janeiro onde permaneceram até 1928, ano em que mudaram para Berlim, então um dos centros culturais mais vivos do velho continente. Burle Marx pode nesta época, entrar em contato direto com as obras dos movimentos de vanguarda europeus – Picasso, Van Gogh, Arp, Klee etc.

Em 1930, de volta ao Brasil, passou a colecionar plantas tropicais, ao mesmo tempo em que começou a frequentar a Escola Nacional de Belas Artes (ENBA) no Rio de Janeiro, onde teve professores como Portinari e Leo Putz. Mas foi a partir de 1940 que o paisagismo de Burle Marx assumiu proporções importantes.

A mostra, com curadoria de Giancarlo Hannud, exibe cerca de 80 obras, entre pinturas, desenhos, estudos, projetos, cerâmicas, vidros, jóias e tapeçarias, que oferece um panorama da diversificada produção do artista.

A exposição pode ser vista até o dia 22 de março, na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

 

eugenia loli // new mythology

danielle krysa // love me or leaf me