Oi!

Esse é o Petites Mélodies, um blog sobre arte e cultura visual.

Espero que goste da leitura e que acompanhe as novidades nas redes sociais!

daisy xavier // último azul

daisy1
daisy1
daisy8
daisy8
daisy7
daisy7
daisy5
daisy5
daisy3
daisy3

Daisy Xavier é psicóloga e psicanalista e, assim como Jung, é uma artista super interessante.

Em 2010, tive a oportunidade de visitar o ateliê dela e ver a coletânea de materiais que a série "Último Azul" trabalho demandava. Foi muito interessante poder ver o processo de trabalho dela e o fechamento da obra.

A série é composta por peças de madeira que se equilibram e se sobrepõe à transparência de outras peças em vidro azul. Com a curadoria de Paulo Sérgio Duarte, a mostra reúne 15 obras inéditas, que juntas formam uma grande instalação e nove pranchas com os primeiros estudos para esse projeto. Segundo a curadoria: “o norte de pesquisa da artista se dá na possibilidade de dissolver limites e de mostrar o quanto eles podem ser maleáveis.”

Os vidros azuis estão dispostos entre os móveis como dobradiças, encaixes que, ambiguamente, sustentam o equilíbrio e fragilizam anda mais a estrutura da montagem. O azul da água, elemento e cor frequente em trabalhos anteriores da artista, aparece como uma fluidez encapsulada. Os totens formados pelos objetos apresentam um equilibrio instável. Quem passa por entre eles, experimenta, ao mesmo tempo, uma sensação de beleza e de angústia, como se os objetos fossem se desequilibrar a quarquer momento.

O trabalho é muito bonito plasticamente e pode ser visto com mais detalhes no livro homônimo, que a artista lançou.

alessio trerotoli // urban melodies

kiki smith // birds