Oi!

Esse é o Petites Mélodies, um blog sobre arte e cultura visual.

Espero que goste da leitura e que acompanhe as novidades nas redes sociais!

carl gustav jung // o livro vermelho

jung06
jung06
jung04
jung04
jung02
jung02
jung12
jung12
jung11
jung11
jung10
jung10

Em geral quando ouvimos falar de Carl Gustav Jung pensamos no seu trabalho no campo da psicanálise. Mas sua obra vai muito além disso.

Amante das artes, em especial da pintura, Jung sempre gostou muito dos símbolos da nossa cultura. Não à toa, sua publicação "O Homem e Seus Símbolos" em que ele faz essa ligação direta entre o significado e papel dos símbolos e como eles se relacionam com nosso inconsciente.

Mas é na obra "O Livro Vermelho" (publicad0 pós mortem) que Jung explora todo o seu talento como artista. O livro impressiona não só pelo caráter denso, como também pelo caracter pictórico. Chamado de “o grande livro” devido ao formato – 30 cm x 40 cm, com 10,5 cm de lombada e capa dura, obviamente vermelha –, levou 16 anos para ser finalizado e deu base aos escritos de Jung (1913-1930).

Rico de detalhes e intricadas tramas, suas pinturas n'O Livro Vermelho, segundo ele, eram a própria encarnação do inconsciente que vinha através dos sonhos e o pincel era apenas o canal. Os manuscritos ilustrados constituem um belo trabalho artístico ligado ao universo inconsciente e à psicologia arquetípica. Vale a pena conferir!

#dicacultural // dirty pictures

nan goldin // heatbeat